Pudim de Leite Condensado Macio e Saboroso

Por: Olivia Cristina

Aprenda a fazer um delicioso pudim de leite condensando que vai surpreender todo mundo que provar.

Compartilhe:  

A história do pudim remonta a tempos antigos, e sua origem é um tanto difícil de traçar com precisão, pois existem várias versões e variações desse doce ao redor do mundo. O pudim é uma sobremesa bastante popular em diferentes culturas, e sua história remonta a séculos atrás.

Formulário PT-BR (dentro do artigo)

Entre na nossa Lista VIP
Receba gratuitamente as melhores oportunidades para você.
ATENÇÃO: Vagas Limitadas

Acredita-se que a ideia de cozinhar ingredientes em uma mistura líquida, que posteriormente se solidifica, tenha surgido no antigo Império Romano. Os romanos preparavam uma sobremesa chamada “pontedária”, que consistia em uma mistura de leite, ovos e mel, cozidos em banho-maria.

Com o passar do tempo, a receita do pudim foi sendo adaptada e incorporou novos ingredientes, como açúcar, especiarias e diferentes tipos de leite. Durante a Idade Média, ele se tornou popular em muitas partes da Europa, sendo apreciado em diferentes formas, como pudins de pão, pudins de arroz e pudins de leite.

No século XVIII, com a expansão do comércio global e o intercâmbio cultural entre diferentes continentes, o pudim ganhou ainda mais variedade e sofisticação. O pudim de caramelo, por exemplo, tornou-se uma das versões mais populares na Europa e nas Américas.

Atualmente, ele é uma sobremesa versátil e apreciada em todo o mundo. Cada cultura e região tem suas próprias receitas e variações, seja ele assado, cozido em banho-maria ou gelado.

Receita de Pudim de Leite Condensado:

Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado
  • 2 latas de leite (utilize a lata de leite condensado vazia para medir)
  • 4 ovos
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • Calda de caramelo (você pode fazer com açúcar derretido ou utilizar calda pronta)

Modo de preparo:

  1. Preaqueça o forno a 180°C.
  2. Em uma panela, derreta a calda de caramelo e espalhe-a no fundo de uma forma de pudim. Reserve.
  3. No liquidificador, adicione o leite condensado, o leite, os ovos e a essência de baunilha. Bata bem até obter uma mistura homogênea.
  4. Despeje a mistura do pudim na forma caramelizada.
  5. Cubra a forma com papel alumínio e coloque-a dentro de uma assadeira maior.
  6. Adicione água quente na assadeira, até que a água atinja cerca de 2/3 da altura da forma de pudim. Isso criará um banho-maria.
  7. Leve ao forno pré-aquecido e asse o pudim em banho-maria por aproximadamente 1 hora. Faça o teste do palito para verificar se o pudim está firme.
  8. Retire do forno e deixe esfriar. Em seguida, leve à geladeira por pelo menos 4 horas, ou até que esteja bem gelado.
  9. Para desenformar, passe uma faca ao redor.

Deixe um comentário